
O Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL), por meio da Moção de Aplausos nº 67/2025, homenageou o empresário Jeferson Macedo Lisboa e a equipe do BBM Frigojales pela adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, na 1837ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“O SISBI foi uma conquista do frigorífico, que vai refletir na nossa cidade. É uma autorização da Secretaria de Agricultura do Estado para que possa comercializar os seus produtos – tudo o que é produzido na cidade de Jales hoje, pode ser consumido e vendido em todo o território nacional. Isso implica em geração de renda e tudo o que envolve empregos diretos e indiretos. Quero parabenizar pela luta e pela conquista do frigorífico”, declarou Bigotto na Sessão.
Na Moção, o Edil manifesta “os mais sinceros e calorosos aplausos pela expressiva conquista, que representa um marco histórico para o setor agropecuário regional e consolida o nome de Jales no cenário econômico estadual e nacional”.
“O reconhecimento concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA, divulgado no Diário Oficial da União em março de 2025, autoriza o BBM Frigojales a atuar com o SISBI, tornando-o o primeiro frigorífico de seu segmento no estado de São Paulo a alcançar tal habilitação. Essa conquista reflete o alto padrão de qualidade, a responsabilidade sanitária e o compromisso com a excelência que caracterizam o trabalho desenvolvido pela empresa”, é destacado no documento.
Nele também consta que a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo - SISP com o SISBI-POA permitirá que produtos de origem animal inspecionados no estado sejam comercializados em todo o território nacional, ampliando mercados, fortalecendo a competitividade e impulsionando a cadeia produtiva agropecuária paulista.
“Para celebrar essa importante conquista, o empresário Jeferson Macedo Lisboa promoveu, em 9 de maio de 2025, uma confraternização voltada ao setor agropecuário, com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, além de produtores rurais, agropecuaristas e lideranças políticas da região noroeste paulista. O evento contou também com as presenças do Deputado Estadual Carlão Pignatari, dos prefeitos Luís Henrique dos Santos Moreira (Jales), Jorge Seba (Votuporanga) e João Paulo Cantarella (Fernandópolis), demonstrando o prestígio e a relevância da ocasião”, é relatado na propositura.
Bigotto detalha também, na Moção, que durante o encontro, o secretário Guilherme Piai ressaltou que a ampliação da área de atuação do SISBI-POA representa um avanço decisivo para o fortalecimento da pecuária e da economia paulista. “Por sua vez, o empresário Jeferson Macedo Lisboa destacou que o BBM Frigo Jales será modelo para outros frigoríficos do Estado, reforçando o protagonismo de nossa região na produção e industrialização de alimentos de origem animal”, disse o Vereador no documento.
A conquista do BBM Frigojales, de acordo com o parlamentar na propositura, é motivo de legítimo orgulho para a cidade de Jales, “que vê em sua trajetória o reflexo da força de seu povo, da vocação empreendedora de seus empresários e da capacidade de inovação do setor produtivo local”. “Ao alcançar reconhecimento nacional, o BBM reafirma o potencial de nossa cidade como referência em qualidade, trabalho e progresso, inspirando novas gerações a acreditarem no valor de investir e crescer em nossa terra”, afirma Bigotto.
“Dessa forma, a Câmara Municipal de Jales, por meio desta Moção, rende merecidos aplausos ao BBM Frigojales e ao empresário Jeferson Macedo Lisboa, pela visão empreendedora, pelo comprometimento com a qualidade e pela notável contribuição ao desenvolvimento econômico e social de Jales e de toda a região”, finaliza a propositura.
Mais detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53188.