Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de outubro, os Vereadores Rivelino Rodrigues (PP) e Luís Especiato (PT) participaram do evento Café Filosófico, cujo tema foi a polarização da política no Brasil atualmente. Promovida pela Cooperjales Objetivo, por meio do idealizador e professor Wilie Schio Barbosa, a atividade, voltada a seus alunos, foi realizada na Câmara Municipal de Jales.
Além dos dois Edis, também esteve na mesa de trabalhos o Professor Herivan Ximenes de Mello. Após uma breve explanação dos três convidados a respeito do tema proposto, o evento foi aberto a perguntas dos estudantes.
“Tivemos a satisfação de receber vários alunos do Colégio Objetivo, que vieram acompanhados por alguns de seus professores, para debater um tema muito interessante e importante. Promovemos uma boa discussão, sendo que professores mediadores estiveram conosco. Os alunos fizeram questionamentos e as respostas surgiram. Foi maravilhoso e eles aproveitaram para conhecer o nosso plenário da Câmara, e certamente saíram satisfeitos com o que presenciaram aqui”, relatou Rodrigues.
Para Especiato, “foi um evento muito importante porque começamos a discutir com a juventude – aqueles que irão assumir as responsabilidades no futuro – para entender um pouco dessa polarização e quais as consequências que ela traz para o cidadão comum”. “São muitas as consequências, [abrangendo] desde a relação familiar, a relação econômica, a questão política e a descrença nas instituições. Tudo isso faz com que tenhamos dificuldade na vida cotidiana, que as pessoas muitas vezes não percebem”, explicou o Vereador, salientando que “a polarização só é boa para os dois polos, porque aí ninguém entra na disputa e os dois continuam sempre disputando”. “Polarização extremada é sempre ruim”, afirmou.