
A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, respondeu ao Requerimento nº 172/2025, de autoria dos Vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) – suplente de 3 de setembro a 2 de outubro, no lugar de Luís Especiato – e Leandro Antonio Bigotto (PL), sobre a afixação de roteiros e horários do transporte público coletivo na cidade, e sobre orientações a motoristas dos coletivos.
No documento, os Edis questionaram quando a empresa começará a instalar os pontos de ônibus contendo o roteiro e cronograma do transporte público. Em ofício, Faile disse que atualmente estão sendo executados serviços de revitalização da sinalização horizontal e vertical dos pontos de parada, com o objetivo de padronizar e melhorar a identificação dos locais de embarque e desembarque dos usuários.
“Além disso, está em fase de planejamento a abertura de processo licitatório voltado à confecção e instalação de novos abrigos, de forma a suprir as necessidades dos usuários em pontos estratégicos do município. Ressalta-se, entretanto, que alguns pontos são classificados como de parada rápida, localizados em frente a áreas predominantemente residenciais, o que torna inviável a instalação de abrigos físicos, sendo adequada, nesses casos, apenas a implantação de sinalização e identificação dos pontos”, explicou a Secretária.
Marques e Bigotto também perguntaram, no Requerimento, se seria possível a realização de reunião e orientações com todos motoristas da frota, visando a reforçar a importância do respeito à velocidade das vias públicas, principalmente em relação à segurança dos cidadãos e aos cuidados para que não aconteçam acidentes, assim como também para ouvir desses profissionais se o tempo estimado do roteiro corresponde à necessidade real, para que não tenham que correr para cumprir horários.
Faile respondeu que a responsabilidade direta cabe à empresa concessionária do transporte público, que deve promover as instruções necessárias sobre o cumprimento dos itinerários, respeito aos limites de velocidade e demais normas de segurança no trânsito.
“No que compete à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, as ações concentram-se na fiscalização e notificação da empresa, especialmente para se evitar interrupções indevidas de rotas, atrasos injustificados e quaisquer condutas que possam comprometer a regularidade do serviço. A Secretaria também atua de forma preventiva, priorizando a segurança viária e o bem-estar dos passageiros e pedestres, mantendo diálogo constante com a concessionária e demais órgãos de trânsito para o aprimoramento das operações”, detalhou Faile.
Mais informações sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52930.