
O Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro, e o Chefe de Divisão de Instalações Elétricas e Iluminação Pública, Ricardo André Angeluci, complementaram respostas ao Requerimento nº 169/2025, do Vereador Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) – suplente de 3 de setembro a 2 de outubro, no lugar de Luís Especiato – sobre o saldo bancário da Contribuição de Iluminação Pública – CIP e sobre licitação referente a obras de iluminação em diferentes locais de Jales.
No documento, a primeira pergunta de Marques havia sido sobre o saldo bancário da CIP na conta da Prefeitura Municipal atualmente. A esse respeito, Aro e Angeluci colocaram que seria mais adequado ser respondida pela Secretaria Municipal de Fazenda, sendo que o seu Secretário, Marcelo Silva Souza, já havia respondido ao Requerimento, dizendo que informações sobre o saldo bancário da CIP estão protegidas por sigilo fiscal - https://abre.ai/release-resp-pref1-cip.
Outra dúvida do Vereador no Requerimento foi sobre os planos para futuros investimentos dos recursos, assim como sobre o que foi executado do início da atual administração até a presente data. Aro e Angeluci responderam que até o momento foi realizada a licitação que abrange: iluminação das Avenidas Lourival de Souza e Vitória Brasil; reestabelecimento de locais onde a iluminação encontra-se deficitária; continuidade dos serviços já contratados e novos investimentos em iluminação, “comtemplando todo o perímetro urbano com novos projetos de reformulação de iluminação em praças e novos pontos onde não há iluminação”.
Ainda, considerando abertura de licitações para iluminação de alguns pontos da cidade, Marques havia pedido para saber por qual motivo ainda não se encontram em fator de execução e dentro dessas licitações, os dois viadutos que passam sobre a rodovia Euclides da Cunha, próximos ao Jardim Santo Expedito e também ao Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, “uma vez que no ano passado o Secretário havia respondido a Requerimento deste Vereador que tal situação já se encontrava apenas aguardando a licitação, porém, houve a publicação e, algum tempo depois, o seu cancelamento”. De acordo com Aro e Angeluci no ofício de resposta, as referidas obras foram devidamente licitadas e estão em fase de execução.
Por fim, no Requerimento, Marques quis saber também se será feita a correção da iluminação pública após aparente furto de cabos na região da rotatória nas proximidades da Vila União. Aro e Angeluci esclareceram que o local citado na solicitação já consta no cronograma de execução da equipe responsável pelo restabelecimento da iluminação pública. “A manutenção será realizada conforme a programação prevista, seguindo os critérios técnicos e de prioridade estabelecidos pela administração municipal”, finalizaram o Secretário e o Chefe de Divisão.
Mais detalhes sobre o Requerimento e as respostas estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52926.