
À empresa Rumo Logística – Malha Paulista, a Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL) solicitou informações, por meio do Requerimento nº 193/2025, sobre as causas identificadas do descarrilamento de trem ocorrido em Jales no dia 6 de outubro de 2025. A propositura foi aprovada por unanimidade na segunda-feira, dia 13 de outubro, na 1836ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, a parlamentar mencionou que na manhã do dia 6, um trem carregado com celulose descarrilou no trecho ferroviário que corta Jales, na região central da cidade, envolvendo duas locomotivas e três vagões, e disse que, segundo informações divulgadas pela imprensa, o trem acidentado tinha como destino o Porto de Santos e que, embora não haja registro de feridos, o incidente provocou um princípio de incêndio na vegetação próxima à ferrovia, o que exigiu a atuação do Corpo de Bombeiros para o controle das chamas.
Também salientou que o descarrilamento em Jales é o terceiro acidente registrado em pouco mais de dez dias na malha ferroviária operada pela empresa Rumo Logística, sendo os dois anteriores ocorridos no município de Araraquara, envolvendo catorze e trinta vagões, respectivamente, e alertou que tais episódios suscitam preocupações quanto à segurança das operações ferroviárias que atravessam, principalmente, áreas urbanas, expondo moradores e motoristas a riscos potenciais e demandando maior transparência sobre as causas e medidas preventivas adotadas pela empresa concessionária.
Dessa forma, no Requerimento, Villa questionou quais foram as causas identificadas pela Rumo Logística para o descarrilamento em Jales.
Mais uma questão foi se o acidente provocou danos estruturais na linha férrea ou ao meio ambiente local. Em caso afirmativo, quis saber quais providências foram tomadas para a reparação dos danos.
Ainda, a Edil perguntou que medidas estão sendo adotadas pela empresa para evitar novos descarrilamentos no trecho da ferrovia que corta o perímetro urbano de Jales e demais municípios da região.
Outra dúvida de Villa foi se há previsão de manutenção preventiva ou de reestruturação técnica da malha ferroviária na região de Jales, visando-se a garantir maior segurança operacional.
Por último, a Vereadora indagou se existe plano de contingência estabelecido pela empresa para casos de acidentes que envolvam risco de incêndio, vazamento de carga ou dano ambiental em áreas urbanas.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53133.