
A Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), por meio do Requerimento nº 192/2025, pediu à Prefeitura informações sobre o desligamento da fonte da Praça “Dr. Euphly Jalles”. A propositura foi aprovada por unanimidade na segunda-feira, dia 13 de outubro, na 1836ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, a Edil colocou que a fonte da Praça “Dr. Euphly Jalles”, recentemente construída, é um equipamento público de relevante interesse para a população, oferecendo lazer, convivência social e valorização do espaço urbano, e apontou que a manutenção, o funcionamento e a disponibilidade devem ser garantidos pelo Poder Público, a fim de se assegurar a utilização plena pela comunidade.
Também mencionou relatos de que a referida fonte encontra-se atualmente desligada, gerando dúvidas sobre os motivos e a duração da indisponibilidade, e lembrou que a transparência e a comunicação adequada com a população são fundamentais para o bom relacionamento entre o Executivo Municipal e a comunidade jalesense.
A partir disso, Villa perguntou, no Requerimento, sobre o motivo pelo qual a fonte da Praça “Dr. Euphly Jalles” encontra-se desligada atualmente.
Outra dúvida foi se existe previsão para o seu religamento e retorno pleno ao funcionamento.
Mais uma questão levantada foi sobre as medidas que estão sendo adotadas para se garantir a manutenção e a operacionalidade contínua da fonte.
Por último, a parlamentar indagou se há projetos ou intervenções previstas para melhorias na infraestrutura da praça que possam afetar o funcionamento da fonte.
Na Sessão Ordinária, o Vereador Fábio Kazuto Matsumura (PRD) disse que obteve informação de que a fonte está desligada devido a um problema na bomba. “Conversei com o [Secretário adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Marcos Seixas, conhecido como] Dentinho, corremos atrás disso e, nesta semana, será trocada a bomba e religada a fonte. De quarta-feira a até no máximo sexta, já estará funcionando a fonte da Praça ‘Dr. Euphly Jalles’”, afirmou.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53132.