
As Vereadoras Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) e Eliane Miranda Matsukawa (REPUBLICAN) solicitaram à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 189/2025, informações sobre a possível abertura de novo período de inscrições ou atualização cadastral para famílias interessadas em participar de programas habitacionais. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, na 1836ª Sessão Ordinária da Câmara.
“Sabemos que muitas famílias, hoje, vivem uma realidade muito difícil, que é o valor do aluguel, que é caro e complicado. O objetivo [do Requerimento] é garantir que a transparência e a oportunidade das famílias que necessitam de casa própria sejam asseguradas, para que todos tenham acesso às informações sobre os critérios, documentos necessários, prazos e etapas dos futuros sorteios”, explicou Moreto na Sessão Ordinária.
No Requerimento, ela e Miranda mencionaram as informações dadas pelas Secretarias Municipais de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e de Desenvolvimento Social, referentes às casas ainda não ocupadas no Conjunto Habitacional “João Batista Colodetti” (https://jales.siscam.com.br/arquivo?Id=65696), em resposta ao Requerimento nº 161/2025, de autoria de Moreto.
Além disso, as parlamentares salientaram o interesse de diversas famílias jalesenses em participar de futuros processos de seleção e inscrição para acesso à moradia popular no município.
Também consideraram a relevância de que essas informações sejam amplamente divulgadas, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e o pleno acesso da população aos programas habitacionais, e ressaltaram, ainda, a importância de planejamento contínuo de políticas públicas voltadas à habitação social, a fim de se atender a demanda de famílias que aguardam por uma moradia digna.
A partir disso, Moreto e Miranda perguntaram, no Requerimento, quando será aberto novo período de inscrições ou atualização cadastral para famílias interessadas em participar dos programas habitacionais do município.
Outra dúvida foi sobre os critérios e documentos necessários para se efetuar a inscrição.
Ainda, as Edis questionaram qual é o órgão ou setor responsável pelo atendimento e recebimento das inscrições (Secretaria, departamento, endereço e contato).
Mais uma pergunta foi sobre a previsão de novas etapas ou sorteios no Conjunto Habitacional “João Batista Colodetti” ou em outros conjuntos habitacionais em andamento.
Por último, Moreto e Miranda indagaram, caso ainda não haja previsão, se existe planejamento para abertura de novos programas habitacionais em Jales.
Outros detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53129.