
A Câmara Municipal de Jales aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, em sua 1836ª Sessão Ordinária, a Moção de Pesar nº 63/2025, de autoria do Vereador Rivelino Rodrigues (PP), que homenageia postumamente Sirlei Renesto Paduan. Na ocasião, parentes da homenageada estiveram presentes e acompanharam a deliberação da propositura.
“A Sirlei, na eleição passada, participou conosco. Foi a primeira vez que disputou uma eleição e teve uma votação importante. Também, tem o destaque da Sirlei no setor empresarial, trabalhando no ramo imobiliário há muitos anos, e mais recentemente constituiu sua própria empresa. E ainda, foi uma pessoa pujante frente à Comunidade Amparo, mais uma instituição beneficente do nosso município. Ali ela era um destaque. Fica aqui o nosso carinho à família. Que vocês se sintam acolhidos e fraternalmente abraçados. Fica o seu legado, que eternamente será lembrado por nós”, disse Rodrigues na Sessão.
Na Moção, o parlamentar manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento de Sirlei, ocorrido no dia 10 de setembro de 2025, aos 57 anos, em Jales.
“Nascida em Monte Aprazível/SP, Sirlei Renesto Paduan construiu em Jales sua trajetória pessoal, familiar e profissional. Foi casada com Alex S. Paduan, com quem constituiu uma família marcada pelo afeto, pela união e pelo exemplo de dedicação. Deixa dois filhos, Letícia Renesto Enes e Leonardo Renesto Enes, que representam a continuidade de sua história de vida, de seus valores e de seu legado”, diz a propositura.
Nela também consta que Sirlei era uma cidadã amplamente conhecida e respeitada na cidade. “Era proprietária da imobiliária ‘Sirlei Imóveis’, localizada na Rua 11, no Centro de Jales. Destacou-se pelo empreendedorismo, pela dedicação ao trabalho e pelo compromisso com a comunidade local”, é salientado no documento.
Rodrigues menciona, na Moção, que além de sua atividade empresarial, Paduan também se dedicava a causas sociais, sendo voluntária e vice-presidente do projeto Comunidade Amparo de Jales, entidade situada na Rua Nova York, na Vila Santa Inês, em frente ao Terminal Rodoviário, “que desempenha papel essencial no acolhimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
“Seu engajamento na vida pública também se evidenciou nas eleições de 2024, quando concorreu a uma vaga de vereadora nesta Casa de Leis, demonstrando sua vocação participativa e seu desejo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento de nossa cidade”, é detalhado na propositura.
O falecimento “deixa uma lacuna irreparável não apenas em sua família, mas em toda a comunidade jalesense, que perde uma mulher de coragem, determinação e espírito altruísta”. “Sua lembrança permanecerá viva na memória dos familiares, amigos, colegas de trabalho, voluntários e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, ressalta Rodrigues no documento.
“A Câmara Municipal de Jales, com esta Moção, expressa publicamente sua solidariedade à família enlutada, externando profundo respeito, consideração e saudade. Que o exemplo de vida de Sirlei Renesto Paduan continue a inspirar todos no compromisso com o bem comum, com a solidariedade e com o desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza o Vereador na propositura.
Mais detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53055.