• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
sábado, 31 de janeiro de 2026
Vereador pede informações ao IMPSJ sobre repasses pela Prefeitura Municipal, após aprovação de lei que permitiu parcelamento de dívida
04 de novembro de 2025


Aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, na 1838ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Requerimento nº 205/2025, de autoria do Vereador Luís Especiato (PT), trata da solicitação de informações ao Instituto Municipal de Previdência Social de Jales - IMPSJ sobre repasses pela Prefeitura Municipal, após a aprovação da Lei nº 5.837, de 12 de setembro de 2025, que permitiu o parcelamento da dívida do Executivo com a autarquia.

Na Sessão, Especiato mencionou um comunicado do Instituto, por meio do qual já teria resposta ao seu Requerimento, mas ainda assim, optou por mantê-lo. “Pensei que agora o município estaria em dia com o pagamento, mas observando o comunicado, vi que vários parcelamentos não foram efetuados. Esta Casa já aprovou um parcelamento em trezentas vezes, que nem começou a ser pago. Já devemos R$ 6 milhões. Então você parcela para começar a fazer o pagamento, mas não paga aquilo que está vencendo. Se não entrar esse dinheiro no Instituto, vamos ter um instituto falido. É preciso que sejam efetuados esses repasses”, disse o parlamentar.

No Requerimento, Especiato lembrou da aprovação da Lei e que a municipalidade não vinha efetuando os repasses em dia, tanto o funcional quanto o patronal.

Também colocou que o município necessita da Certificado de Regularidade Previdência para receber recursos de convênios, e apontou que o IMPSJ consumiu parte dos recursos aplicados para manter em dia os pagamentos de aposentados e pensionistas.

A partir disso, o parlamentar perguntou, no Requerimento, se após a aprovação da Lei nº 5.837 os repasses foram efetuados em dia ou ainda existem atrasos. Se houver repasses em atraso, pediu para ser informado sobre o valor e as datas em que deveriam ter sido efetuados os pagamentos, discriminando ainda suas características - se são patronais, funcionais, aportes ou outros - e os respectivos valores.

Na ocasião da elaboração da propositura, uma questão levantada por Especiato foi se o Certificado de Regularidade Previdenciária já teria sido emitido à municipalidade após a aprovação da Lei e, se sim, havia pedido para saber a data da emissão, que se deu no dia 30 de outubro.

Quanto a possíveis atrasos nos repasses, o Vereador quis saber quais providências foram tomadas pelo IMPSJ para que os pagamentos sejam efetuados.

Por último, no caso de existirem atrasos nos pagamentos, o parlamentar questionou se o Conselho Deliberativo tomou conhecimento e houve reunião para discutir o assunto. Se sim, solicitou o encaminhamento de cópia da ata com a deliberação do Conselho.

Mais detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53308.