
A Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), por meio do Requerimento nº 167/2025, aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 8 de setembro, na 1833ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, solicitou informações ao Comando da Polícia Militar sobre a existência ou a determinação para realização de rondas ostensivas, a fim de se inibir ações de moradores de rua e usuários de entorpecentes em vários pontos da cidade, como nas proximidades da linha férrea e do Viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi”.
Na Sessão, a Edil aproveitou a presença de representantes da Guarda Civil Municipal – GCM e também solicitou suporte em relação à situação. “Quero pedir a ajuda de vocês. Os comerciantes, lá, estão pedindo socorro. A situação está feia, sabemos que houve um homicídio ali perto, os moradores de rua e usuários de drogas tomaram posse daquele lugar. Agora que temos vocês, deem uma olhada por nós. Vocês vieram para agregar muito ao nosso município, e acredito que isso vai fazer uma diferença enorme”, disse a parlamentar.
No Requerimento, Villa mencionou uma denúncia feita por moradores da Rua Rio de Janeiro, no Jardim Paulista, perto da linha férrea e do Viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi”, a respeito de usuários de drogas e moradores de rua que estariam consumindo entorpecentes no local e armando barracas em terrenos baldios, além de defecarem e urinarem em via pública.
Também afirmou que eles, segundo relato dos moradores, estariam cercando pedestres e pedindo dinheiro, muitas vezes em tom de coação, aumentando a sensação de insegurança e medo, e lembrou que recentemente ocorreu um episódio de esfaqueamento em área próxima, fato que levou moradores a alterarem sua rotina, evitando sair no período noturno.
Ainda, no Requerimento a Vereadora salientou que situações semelhantes têm sido observadas em outros pontos da cidade, como na Praça da Abolição, na rotatória da Vila União e no prolongamento da Avenida Francisco Jalles, no Jardim Romero.
Dessa forma, Villa perguntou se há, atualmente, rondas ostensivas realizadas pela Polícia Militar a fim de se sanar os problemas relatados, nas proximidades da Rua Rio de Janeiro, especialmente no trecho próximo à linha férrea e ao referido viaduto.
Em caso de resposta negativa, a parlamentar quis saber se o Comando poderia designar rondas ostensivas nos pontos críticos da cidade, especialmente nas áreas de maior fluxo de usuários de entorpecentes e moradores de rua, como as mencionadas no Requerimento.
Mais detalhes sobre a propositura estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52812.