• contraste
  • zoom +
  • reset
  • zoom -
  • zoom -
domingo, 01 de fevereiro de 2026
Câmara se fez presente na inauguração da Casa de Apoio em Barretos.
24 de janeiro de 2008


Com o propósito de acolher as pessoas que fazem tratamento oncológico no Hospital do Câncer de Barretos, Jales inaugurou nessa terça-feira, dia 22 de janeiro, a ?Casa de Apoio?, com as presenças de autoridades de nossa cidade e também de Barretos.

A inauguração contou, inicialmente, com a benção do local pelo padre João Sérgio Borges que é capelão da fundação PIO XII. O prefeito Humberto Parini em sua fala destacou que a Casa de Apoio irá minimizar o sofrimento daquelas pessoas que buscam o tratamento do câncer em Barretos e que a ação da administração só foi possível graças aos esforços da Prefeitura, do Fundo Social de Solidariedade juntamente com a Câmara Municipal de Jales.

O vereador Jediel Zacarias disse aos presentes que abraçou a causa porque sentiu de perto a necessidade daquelas pessoas que fazem tratamento e que vivem na estrada viajando quase todos os dias em busca de um tratamento digno e humano.

Para a presidenta da Câmara Municipal, Aracy de Oliveira Murari Cardozo (Tatinha), a Casa de Apoio não é uma obra que toda a população verá, porém ao coração das pessoas que vão a Barretos para se tratarem, ou para acompanharem os parentes e amigos que lá buscam o lenitivo para seus sofrimentos físicos perceberão a grandeza dela.

Ainda fizeram uso da palavra, o secretário da Saúde o médico Paulo Mariani, o presidente da Fundação Masaru Kitayama e a senhora Ana Maria Saura representando a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer ? AVCC de Jales.

A solenidade de inauguração também, contou com a participação da ouvidoria da Fundação PIO XII, através da senhora Clarice Prata Mauad, de membros da AVCC de Barretos além de pacientes de Jales que já se encontravam hospedados naquele local.

A Casa de Apoio conta com a seguinte estrutura: quartos, sala, cozinha, banheiros, áreas e lavanderia e está equipada com camas, cadeiras, poltronas, televisão e eletrodomésticos. A organização e administração ficarão a cargo do Fundo Social de Solidariedade.


Leia na íntegra o discurso da presidenta Tatinha.

Existem obras numa administração que enchem os olhos do povo e que trazem o retorno político: são pontes, pontilhões, viadutos, prédios etc., pois são visíveis aos olhos!!

Existem também as obras que são menos imponentes, pouco vultosas, porém, são extremamente necessárias: são as construções de galerias, asfalto, reformas e tantas outras que também são visíveis.

Entretanto, existem obras que, pela sua singeleza, passam quase despercebidas. Mas quase despercebidas para aqueles que se prendem ao que é material, ao grandioso, ao visível!

A Casa de Apoio não é uma obra de grande vulto. Os olhos humanos não vêem grandes paredes, nem colunas grandiosas, nem extensões colossais!

No entanto, o coração das pessoas que vêm a Barretos para se tratarem, ou para acompanharem os parentes e amigos que aqui buscam o lenitivo para seus sofrimentos físicos perceberão a grandeza dessa obra, dessa ação do prefeito!!!

Quando o colega Jediel Zacarias chamou-me para que fôssemos a Santa Fé do Sul buscar informações sobre o projeto da Casa Apoio que eles já tinham, não hesitei e fomos imediatamente e o meu convencimento a respeito da necessidade da concretização da Casa de Apoio foi instantâneo. E esta minha simpatia à Casa foi a mesma para a equipe do prefeito.

Pois nós sabemos que tanto a pessoa que recebe o diagnóstico de câncer, como seus familiares e amigos perdem o chão, ficam sensíveis, absolutamente carentes de apoio físico e espiritual.

E é esse apoio que a Casa dará aos jalesenses. Não só o chão perdido no momento de encarar o câncer que o hospital de Barretos dá, mas agora também o teto que protege, o espaço que permite o descanso do corpo e, principalmente, o refrigério para a alma, por perceber que existem pessoas, existe uma Administração Pública, um prefeito que se solidarizam com a dor e que dão o amparo aos que precisam num momento de enfermidade.

A Câmara de Jales agradece a todos que se empenharam para que o sonho da Casa de Apoio em Barretos se concretizasse.

E para aqueles que darão sustentação à Casa com seu trabalho o nosso desejo, dos dez vereadores, que tenham o retorno na forma de bênçãos!

Pois aqueles que na Casa de Apoio se hospedarem, os que nela passarem algumas horas deixarão, tenho certeza, os fluidos benéficos da gratidão, que os olhos não vêem, mas que a alma absorve e faz expandir, subindo ao céu, onde Deus, que é justo e bom, espalhará para tantos outros que precisam!!!